quinta-feira, 31 de maio de 2012

CLASSICISMO


A Era Clássica



Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI, chamado de classicismo, também conhecido como quinhentismo, já que  se manifestou no século XVI, em l527, quando o poeta Sá de Miranda retornou da Itália trazendo as características desse novo estilo. este fato marcou o início dos tempos modernos. Esse período, pela história passa  a ser conhecido como Renascimento, onde o homem passa a ser redescobrir, mudar de valores ter uma nova visão do mundo.

A sociedade que era dominada pelo teocentrismo medieval passa a dar lugar ao antropocentrismo, ou seja, a valorização do homem, onde o homem passa a ser o centro dos estudos e a exaltação da natureza humana, pois o homem começa a entender  sua capacidade realizadora: ele pode conquistar inventar, criar,  produzir e fazer qualquer outra coisa. Esse caráter humanista ou antropocêntrico estava esquecido nas "trevas" da Idade Média, embora já estivesse existido na Antigüidade clássica, como exemplo na civilização grega. No início do século XVI, ocorre o  renascimento do Antropocentrismo. No Renascimento, as obras passam a perder o primitivismo e a ingenuidade das obras medievais e a ganhar um aprimoramento técnico igual ou até superior as obras da antiguidade. Dois movimentos religiosos que marcaram o século XVI tiveram grande repercussão social e cultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero (1483-1546); e a Contra-Reforma, movimento de reação da Igreja Romana. Os artistas – pintores, escultores, arquitetos – inspiravam-se nas obras dos antigos gregos e romanos, que se transformaram em modelos. Por isso mesmo, dizia-se que a gloriosa arte antiga estava renascendo.

O homem do Renascimento se identifica na cultura greco-latina que passa a ser os valores da época.  Além de Integrar a seu universo artístico os deuses da mitologia grega,isto porque os deuses tem características humanas, como por exemplo, sentimentos, o homem renascentista procura compreender o mundo sob a luz da razão, e faz a associação do equilíbrio entre razão e emoção, as noções de beleza, bem e verdade.

7 comentários:

  1. O período clássico tem seu histórico marcado pelas grandes descobertas através das viagens marítimas, nas quais no ano de 1.498 VASCO DA gama descobre as ÍNDIAS E Cabral o BRASIL. Sendo esse período considerado em ultima análise uma continuação do humanismo,por apresentar características semelhantes a esse período que o antecede.Muito bom o resumo, desse período no qual tivemos o grande escritor Camões com a maior de suas obras "Os Lusíadas." Rosângela Lemos.Letras n 30

    ResponderExcluir
  2. O renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época, foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
    Juliana de Araújo 2410328361 turma-N30

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A mudança do teocentrismo para o antropocentrismo é um dos maiores marcos dentro da era clássica, o homem muda sua visão diante da filosofia que cultiva Deus no centro de tudo. Diante disso, com a valorização do homem, pode-se fazer grandes transformações sem que a igreja estivesse envolvida diretamente. Fabíola Gomes (RA 2401286219)

    ResponderExcluir
  5. Este é o periodo que foi marcado por navegações na qual Portugal viveu seu apogeu com a chegada de Vasco da Gama as Indias (no ano de 1498) e com descobrimento do Brasil por Cabral. Sá de Miranda introduziu formas emotivas da antiguidade como: Sonetos, Cartas, éclogas,et... Introduzindo a chamada medida nova e essa medida esta adiquiriu o mesmo prestigios obtidos pela medida velha. Este periodo é tido como uma continuação do Humanismo.Glaciely C. De Souza RA: 2401332842

    ResponderExcluir
  6. O homem começou a ver o mundo, deu inicio a uma nova descoberta do seu mundo. Assim começou a sugir o Renascimento.
    O teocentrismo (Deus no centro de tudo) era o que dominava a época mas quando o Classicismo foi surgindo o teocentrismo foi sendo deixado de lado e deu lugar ao Antropocentrismo (Homem no centro de tudo).
    Wellington Nascimento Alves.
    RA: 2446053502
    Letras 3ºSemestre.

    ResponderExcluir
  7. A arte renascentista está voltada para dois horizontes: de um lado, os modelos da cultura clássica greco-latina, fonte de inpiração para humanistas e renascentistas; de outro o seu próprio tempo, no qual o espírito de aventuras trazido pelas navegações apresenta um homem que desafia os limites do mundo conhecido e se lança na conquista do globo terrestre.
    ALINE NETTO DOS SANTOS
    RA: 3127005441

    ResponderExcluir