segunda-feira, 11 de junho de 2012

Planejamento de Aula - Trovadorismo


PLANO DE AULA

Dados de identificação.

Local: Uniderp Anhaguera

Disciplina: Literatura Potuguesa

Turma: 3° semestre Alunos do curso de graduação em letras

CONTEÚDO

·                Trovadorismo

·                Composição de cantigas trovadorescas primitivas com composições da música popular Brasileira

TEMPO DE AULA

·                50 min

OBJETIVOS

·                Ampliar o conhecimento sobre os estilos de época.

·                Conhecer elementos estruturais e as características das cantigas do trovadorismo primitivas fazendo comparação com composições atuais da música popular Brasileira.

·                Desenvolver a capacidade de pesquisar, comparar, selecionar informações e  produzir     conhecimentos.

                    

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Apresentação dos alunos

Apresentação de slides com explicações sobre a diferença entre as cantigas líricas e satíricas, comparando as composições trovadorescas antigas e composições contêmporaneas da música populare brasileira.

AVALIAÇÃO

A avaliação será continua, observando os avanços e eventuais dificuldades, debate e pergunatas ao longo da apresentação. 
RECURSOS

·         caneta

·         Caderno para anotações

·         Musicas

·         Data show

·         Arquivo com as músicas relacionadas

 Cantiga de amigo: canção de Martin Codax  e de Caca moraes, ”fico assim sem você”

Cantiga de amor: canção de D.Dinis e de Seu Jorge, ”mina do condomínio”

Cantiga de mal dizer: cançaõ de Afonso Eanes Coton e de os Caçadores, ” Dona Gigi”

Cantiga de escárnio:  canção de Joan Garcia Guilhame e de Gabriel o Pensador, “ Fala sério”



COMPOSIÇÃO DE CANTIGAS TROVADORESCAS PRIMITIVAS COM COMPOSIÇÕES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


CANTIGA DE AMIGO

·         Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens)

·          O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. 

  

Cantiga de Amigo – Martim Codax
Cantiga de Amigo Atual - Fico assim sem você
(Abdullah / Caca Moraes)
Ondas do mar de Vigo,
Acaso vistes meu amigo? Queira Deus que ele venha cedo!

Ondas do mar agitado
Acaso vistes meu amado?
Queira Deus que ele venha cedo!

Acaso vistes meu amigo
Aquele por quem suspiro?
Queira Deus que ele venha cedo!

Acaso vistes meu amado,
Por quem tenho grande cuidado (preocupado)?
Queira Deus que ele venha cedo!
Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?



CANTIGA DE MAL DIZER

  • Sátira direta.
  • Maledicência.
  • Uso de palavras obscenas ou de conteúdo erótico.
  • Citação nominal da pessoa satirizada.

(Afonso Eanes de Coton)
“Gigi” de Os Caçadores.

Marinha, o teu folgar
tenho eu por desacertado,
      e ando maravilhado

      de te não ver rebentar;

      pois tapo com esta minha
      boca, a tua boca, Marinha;

      e com este nariz meu,

      tapo eu, Marinha, o teu;
      com as mãos tapo as orelhas,
os olhos e as sobrancelhas,

      tapo-te ao primeiro sono;

      com a minha piça o teu cono;
      e como o não faz nenhum,

      com os colhões te tapo o cu.

      E não rebentas, Marinha?

Ih dasqui ih
“eu sou a dona gigi”
Ih dasqui dasqui dasqui ih
"esse aqui é meu esposo"
Ih dasqui dasqui dasqui ih
"esse aí é seu esposo?!?"
Ih dasqui dasqui dasqui ih
"é sim..."
Se me vê agarrado com ela
Separa que é briga tá ligado!
Ela quer um carinho gostoso
Um bico dois soco e três cruzado!
Tá com pena leva ela pra casa
Porque nem de graça eu quero essa mulher!
Caçadores estão na pista pra dizer como ela é...
Se me vê agarrado com ela
Separa que é briga, tá ligado!
Ela quer um carinho gostoso
Um bico dois soco e três cruzado!
Tá com pena leva ela pra casa
Porque nem de graça eu quero essa mulher!
Caçadores estão na pista pra dizer como ela é...
Caolha, nariz de tomada, sem bunda, perneta,
Corpo de minhoca, banguela, orelhuda, tem unha incravada,
Com peito caido e um caroço nas costas...
Ih gente! capina, despenca,
Cai fora, vai embora ,
Se não vai dançar,
Chamei 2 guerreiros,
Bispo macedo, com padre quevedo pra te exorcisar...
Oi, vaza!
Tcha tchritcha tchritcha tchum, tchritcha tchritcha
Fede mais que um urubu,
Canhão! vou falar bem curto e grosso contigo, hein...
Já falei pra vaza!
Coisa igual nunca se viu...
Oh vai pra puxa... tu é feia...




CANTIGA DE AMOR

  • Amor do trovador pela mulher amada.
  • Mulher idealizada.
  • Contemplação platônica.
  • Sofrimento por amor.
  • Vassalagem amorosa.
  • Amor cortês.

(D. Dinis )
“Seu Jorge” Mina do Condomínio
Quer’eu em maneira de proença!
      fazer agora um cantar d’amor
      e querrei muit’i loar lmia senhor
      a que prez nem fremosura nom fal,
      nem bondade; e mais vos direi ém:
      tanto a fez Deus comprida de bem
      que mais que todas las do mundo val.
      Ca mia senhor quizo Deus fazer tal,
      quando a faz, que a fez sabedord
      e todo bem e de mui gram valor,
      e com tod’est[o] é mui comunal
      ali u deve; er deu-lhi bom sém,
      e desi nom lhi fez pouco de bem
      quando nom quis lh’outra
      foss’igual
      Ca mia senhor nunca Deus pôs mal,
      mais pôs i prez e beldad’e loor
      e falar mui bem, e riir melhor
      que outra molher; desi é leal
      muit’, e por esto nom sei oj’eu quem
      possa compridamente no seu bem
      falar, ca nom á, tra-lo seu bem, al.
Tô namorando aquela mina
Mas não sei se ela me namora
Mina maneira do condomínio
Lá do bairro onde eu moro Seu cabelo me alucina
Sua boca me devora
Sua voz me ilumina
Seu olhar me apavora
Me perdi no seu sorriso
Nem preciso me encontrar
Não me mostre o paraíso
Que se eu for, não vou voltar

Pois eu vou
Eu vou

Eu digo "oi" ela nem nada
Passa na minha calçada
Dou bom dia ela nem liga
Se ela chega eu paro tudo
Se ela passa eu fico doido
Se vem vindo eu faço figa
Eu mando um beijo ela não pega
Pisco olho ela se nega
Faço pose ela não vê
Jogo charme ela ignora
Chego junto ela sai fora
Eu escrevo ela não lê

Minha mina
Minha amiga
Minha namorada
Minha gata
Minha sina
Do meu condomínio
Minha musa
Minha vida
Minha monalisa
Minha vênus
Minha deusa
Quero seu fascínio
(desde o começo)

Minha namorada
Do meu condomínio
Minha monalisa
Quero seu fascínio





CANTIGA DE ESCÁRNIO

  • Referências indiretas
  • Ironia
  • Não se revela o nome da pessoa satirizada

Joan Garcia de Guilhade

Fala Sério       Gabriel O Pensador

Ai, dona fea, fostes-vos queixar
      que vos nunca louv[o] em meu cantar;
      mais ora quero fazer um cantar
      em que vos loarei toda via;
      e vedes como vos quero loar:
      dona fea, velha e sandia!
      Dona fea, se Deus mi pardom,
      pois avedes [a]tam gram coraçom
      que vos eu loe, em esta razom
      vos quero ja loar toda via;
      e vedes qual sera a loaçom:
      dona fea, velha e sandia!
      Dona fea, nunca vos eu loei
      em meu trobar, pero muito trobei;
      mais ora ja um bom cantrar farei,
      em que vos loarei toda via;
      e direi-vos como vos loarei:
      dona fea, velha e sandia!
Fala sério, me fazendo de palhaço
Fazendo estardalhaço
De onde vem o dinheiro do mensalão?
Olha a nuvem de fumaça desviando a atenção
Tem culpa eu, seu delegado?
Tem culpa eu?
Tem culpa eu, seu deputado?
Tem culpa eu?
Tem culpa eu, seu senador?
Tem culpa eu?
Tem culpa eu, presidente?
Por favor!
Por que divulgar uma conversa sem valor?
Por quê?
Pra tentar calar a voz do pensador?
Por quê?
Pra tentar pegar uma capa de revista?
Por quê?
Pra dizer que a culpa é toda dos artistas?
Por quê?
Ah não, artista não. É maconheiro!
Sustenta o traficante que sustenta o mundo inteiro
Se eu fosse um maconheiro que comprasse um camarão,
Será que o meu dinheiro ia parar no mensalão?
Não sei, só sei que eu não preciso dizer nada
Se eu fumo, se eu bebo... tremenda palhaçada!
Falei sobre a maconha há mais de 6 anos atrás
Compra o disco, delegado, toca o Cachimbo da Paz
Ou então pode comprar o CD pirata
Tem sempre alí na esquina, pode ser mais vantajoso,
Mas cuidado pra não ser pego em flagrante
Posar de vagabundo sustentando criminoso.
Todos nós sustentamos criminosos,
Eu confesso que sustento,
Sustento, mas não gosto.
Mas não é nada disso que você tá pensando
Eu tô falando dos bandidos que recebem meus impostos.
Alimentam, se alimentam da miséria,
Mas quem vai na favela é o craque ou o artista
A foto do corrupto já deu muita matéria
A foto do famoso vende muito mais revista.
É...político no crime já não é mais novidade
Prefiro uma fofoca diferente
Mesmo se não for crime de verdade,
Mas é celebridade. Diz que é crime pra ficar mais atraente,
Mas quem é que alimenta a miséria que oprime
E empurra o favelado pro lado do crime?
Alguns vão ser cantores, alguns vão jogar bola,
Mas muitos sem escola acabam na pistola.
Morrendo, matando, o mundo se acabando
E tanta gente de braços cruzados.
Parece que ta tudo combinado
O que eu sei vocês já sabem
Espero que eu tenha colaborado.



REFERÊNCIAS



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trovadorismo/trovadorismo.php acesso em 16 Maio 2012

http://letras.terra.com.br/seu-jorge/1089752/ acesso em 16 Maio 2012

8 comentários:

  1. As cantigas trovadorescas registravam naquela época manifestações sentimentais do homem medieval, como amor e saudade, nas cantigas líricas e críticas nas cantigas satíricas. Nota-se a utilização desses recursos em composições contemporâneas, fato extremamente interessante, pois, penso que dessa maneira o aprendizado e entendimento é mais fácil e o ensino desse período para os nossos futuros alunos, com esse contexto, será mais prazeroso e eficaz. Juliana Camolez

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  2. Excelente plano de aula sobre o Trovadorismo. Por ser uma escola voltada para grandes novelas de cavalaria, influenciam e muito no despertar do interesse dos alunos para conhecer um pouco mais de Literatura. Boas cantigas trovadorescas foram citadas, o que podem falicitar no ensino dessa escola. Miguel Arcanjo Magela Ribeiro

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  3. Observando este plano de aula, notamos que fica claro que ainda podemos encontrar marcas dos textos trovadorescos em composições atuais, mostrando que a influência dessa escola literária ainda permanece viva em nossa sociedade.
    AMANDA SOUZA DE MORAES

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  4. Bom plano de aula sobre o Trovadorismo.Podemos encontrar marcas dos textos trovadorescos em composições atuais. A boa música nunca morre assim como os clássicos; o lirismo não acaba no coração dos românticos, apenas se transforma!!!!!!!

    jeane 3º semestre letras

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  5. Ficou muito bom o plano de aula, e concordo com a Amanda a Escola Trovadoresca é fácil contextualizar com a realidade atual. Cinthia.

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  6. Achei ótimo este plano de aula, sobre a Escola Trovadoresca com informações fáceis de compreender, muito bem explicadas.
    Eliane Ferreira Oliveira

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  7. Considerado um dos mais belos romances da nossa literatura, em Iracema Jose de Alencar construiu uma alegoria perfeita do processo de colonização do Brasil, e da America pelo invasores portugueses e europeus em geral. O autor demonstra já a partir do titulo, um evidente trabalho de construção de linguagem de um estilo que possam melhor ser compreendido pelo autor, e que também o faça entender melhor o contexto em que o livro foi escrito trazendo com clareza sua finalidade.
    Ana Paula Portilho 3º Sem RA: 2407349047

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  8. As manifestações literárias são de grande importância dentro do contexto histórico, no do trovadorismo as canções medievais trazem bastaste semelhanças em relação as atuais.o trabalho publicado no blog pelos acadêmicos de Letras é importante para nossa melhor compreendimento do conteúdo e ajuda dos demais interessados.
    Georlania 3º semestre do curso de Letras

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