PLANO DE AULA
Dados
de identificação.
Local:
Uniderp Anhaguera
Disciplina:
Literatura Potuguesa
Turma:
3° semestre Alunos do curso de graduação em letras
CONTEÚDO
·
Trovadorismo
·
Composição de cantigas
trovadorescas primitivas com composições da música popular Brasileira
TEMPO
DE AULA
·
50 min
OBJETIVOS
·
Ampliar o conhecimento
sobre os estilos de época.
·
Conhecer elementos
estruturais e as características das cantigas do trovadorismo primitivas
fazendo comparação com composições atuais da música popular Brasileira.
·
Desenvolver a capacidade
de pesquisar, comparar, selecionar informações e produzir conhecimentos.
PROCEDIMENTOS
DE ENSINO
Apresentação dos
alunos
Apresentação de
slides com explicações sobre a diferença entre as cantigas líricas e satíricas,
comparando as composições trovadorescas antigas e composições contêmporaneas da
música populare brasileira.
AVALIAÇÃO
A avaliação será continua,
observando os avanços e eventuais dificuldades, debate e pergunatas ao longo da
apresentação.
RECURSOS
·
caneta
·
Caderno para anotações
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Musicas
·
Data show
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Arquivo com as músicas relacionadas
Cantiga de amigo: canção de Martin Codax e de Caca moraes, ”fico assim sem você”
Cantiga de amor: canção de D.Dinis
e de Seu Jorge, ”mina do condomínio”
Cantiga de mal dizer: cançaõ de
Afonso Eanes Coton e de os Caçadores, ” Dona Gigi”
Cantiga de escárnio: canção de Joan Garcia Guilhame e de Gabriel o
Pensador, “ Fala sério”
COMPOSIÇÃO DE CANTIGAS TROVADORESCAS PRIMITIVAS COM
COMPOSIÇÕES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
·
Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem
homens)
·
O tema
principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Cantiga de Amigo – Martim Codax
|
Cantiga de Amigo Atual - Fico assim sem você
(Abdullah / Caca Moraes) |
Ondas
do mar de Vigo,
Acaso
vistes meu amigo? Queira Deus que ele venha cedo!
Ondas
do mar agitado
Acaso
vistes meu amado?
Queira
Deus que ele venha cedo!
Acaso
vistes meu amigo
Aquele
por quem suspiro?
Queira
Deus que ele venha cedo!
Acaso
vistes meu amado,
Por
quem tenho grande cuidado (preocupado)?
Queira
Deus que ele venha cedo!
|
Avião
sem asa,
Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Sou eu assim, sem você... Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim... Tô louco prá te ver chegar Tô louco prá te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração... Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo... Por quê? Por quê? Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta, Sou eu assim, sem você Carro sem estrada, Queijo sem goiabada, Sou eu assim, sem você... Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo... Por quê? Por quê? |
CANTIGA DE MAL DIZER
- Sátira
direta.
- Maledicência.
- Uso
de palavras obscenas ou de conteúdo erótico.
- Citação
nominal da pessoa satirizada.
(Afonso
Eanes de Coton)
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“Gigi” de Os Caçadores.
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Marinha,
o teu folgar
tenho eu por desacertado, e ando maravilhado de te não ver rebentar; pois tapo com esta minha boca, a tua boca, Marinha; e com este nariz meu, tapo eu, Marinha, o teu; com as mãos tapo as orelhas, os olhos e as sobrancelhas, tapo-te ao primeiro sono; com a minha piça o teu cono; e como o não faz nenhum, com os colhões te tapo o cu. E não rebentas, Marinha? |
Ih dasqui ih
“eu sou a dona gigi” Ih dasqui dasqui dasqui ih "esse aqui é meu esposo" Ih dasqui dasqui dasqui ih "esse aí é seu esposo?!?" Ih dasqui dasqui dasqui ih "é sim..." Se me vê agarrado com ela Separa que é briga tá ligado! Ela quer um carinho gostoso Um bico dois soco e três cruzado! Tá com pena leva ela pra casa Porque nem de graça eu quero essa mulher! Caçadores estão na pista pra dizer como ela é... Se me vê agarrado com ela Separa que é briga, tá ligado! Ela quer um carinho gostoso Um bico dois soco e três cruzado! Tá com pena leva ela pra casa Porque nem de graça eu quero essa mulher! Caçadores estão na pista pra dizer como ela é... Caolha, nariz de tomada, sem bunda, perneta, Corpo de minhoca, banguela, orelhuda, tem unha incravada, Com peito caido e um caroço nas costas... Ih gente! capina, despenca, Cai fora, vai embora , Se não vai dançar, Chamei 2 guerreiros, Bispo macedo, com padre quevedo pra te exorcisar... Oi, vaza! Tcha tchritcha tchritcha tchum, tchritcha tchritcha Fede mais que um urubu, Canhão! vou falar bem curto e grosso contigo, hein... Já falei pra vaza! Coisa igual nunca se viu... Oh vai pra puxa... tu é feia... |
- Amor
do trovador pela mulher amada.
- Mulher
idealizada.
- Contemplação
platônica.
- Sofrimento
por amor.
- Vassalagem
amorosa.
- Amor
cortês.
(D.
Dinis )
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“Seu Jorge” Mina do Condomínio
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Quer’eu
em maneira de proença!
fazer agora um cantar d’amor e querrei muit’i loar lmia senhor a que prez nem fremosura nom fal, nem bondade; e mais vos direi ém: tanto a fez Deus comprida de bem que mais que todas las do mundo val. Ca mia senhor quizo Deus fazer tal, quando a faz, que a fez sabedord e todo bem e de mui gram valor, e com tod’est[o] é mui comunal ali u deve; er deu-lhi bom sém, e desi nom lhi fez pouco de bem quando nom quis lh’outra foss’igual Ca mia senhor nunca Deus pôs mal, mais pôs i prez e beldad’e loor e falar mui bem, e riir melhor que outra molher; desi é leal muit’, e por esto nom sei oj’eu quem possa compridamente no seu bem falar, ca nom á, tra-lo seu bem, al. |
Tô namorando aquela mina Mas não sei se ela me namora Mina maneira do condomínio Lá do bairro onde eu moro Seu cabelo me alucina Sua boca me devora Sua voz me ilumina Seu olhar me apavora Me perdi no seu sorriso Nem preciso me encontrar Não me mostre o paraíso Que se eu for, não vou voltar Pois eu vou Eu vou Eu digo "oi" ela nem nada Passa na minha calçada Dou bom dia ela nem liga Se ela chega eu paro tudo Se ela passa eu fico doido Se vem vindo eu faço figa Eu mando um beijo ela não pega Pisco olho ela se nega Faço pose ela não vê Jogo charme ela ignora Chego junto ela sai fora Eu escrevo ela não lê Minha mina Minha amiga Minha namorada Minha gata Minha sina Do meu condomínio Minha musa Minha vida Minha monalisa Minha vênus Minha deusa Quero seu fascínio (desde o começo) Minha namorada Do meu condomínio Minha monalisa Quero seu fascínio |
CANTIGA DE ESCÁRNIO
- Referências
indiretas
- Ironia
- Não
se revela o nome da pessoa satirizada
Joan
Garcia de Guilhade
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Fala Sério “Gabriel O Pensador”
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Ai,
dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar; mais ora quero fazer um cantar em que vos loarei toda via; e vedes como vos quero loar: dona fea, velha e sandia! Dona fea, se Deus mi pardom, pois avedes [a]tam gram coraçom que vos eu loe, em esta razom vos quero ja loar toda via; e vedes qual sera a loaçom: dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei em meu trobar, pero muito trobei; mais ora ja um bom cantrar farei, em que vos loarei toda via; e direi-vos como vos loarei: dona fea, velha e sandia! |
Fala sério, me fazendo de palhaço
Fazendo estardalhaço De onde vem o dinheiro do mensalão? Olha a nuvem de fumaça desviando a atenção
Tem culpa eu, seu delegado?
Tem culpa eu? Tem culpa eu, seu deputado? Tem culpa eu? Tem culpa eu, seu senador? Tem culpa eu? Tem culpa eu, presidente? Por favor!
Por que divulgar uma conversa sem valor?
Por quê? Pra tentar calar a voz do pensador? Por quê? Pra tentar pegar uma capa de revista? Por quê? Pra dizer que a culpa é toda dos artistas? Por quê?
Ah não, artista não. É maconheiro!
Sustenta o traficante que sustenta o mundo inteiro Se eu fosse um maconheiro que comprasse um camarão, Será que o meu dinheiro ia parar no mensalão?
Não sei, só sei que eu não preciso dizer nada
Se eu fumo, se eu bebo... tremenda palhaçada! Falei sobre a maconha há mais de 6 anos atrás Compra o disco, delegado, toca o Cachimbo da Paz Ou então pode comprar o CD pirata Tem sempre alí na esquina, pode ser mais vantajoso, Mas cuidado pra não ser pego em flagrante Posar de vagabundo sustentando criminoso.
Todos nós sustentamos criminosos,
Eu confesso que sustento, Sustento, mas não gosto. Mas não é nada disso que você tá pensando Eu tô falando dos bandidos que recebem meus impostos. Alimentam, se alimentam da miséria, Mas quem vai na favela é o craque ou o artista A foto do corrupto já deu muita matéria A foto do famoso vende muito mais revista. É...político no crime já não é mais novidade Prefiro uma fofoca diferente Mesmo se não for crime de verdade, Mas é celebridade. Diz que é crime pra ficar mais atraente, Mas quem é que alimenta a miséria que oprime E empurra o favelado pro lado do crime?
Alguns vão ser cantores, alguns vão jogar bola,
Mas muitos sem escola acabam na pistola. Morrendo, matando, o mundo se acabando E tanta gente de braços cruzados. Parece que ta tudo combinado O que eu sei vocês já sabem Espero que eu tenha colaborado. |
REFERÊNCIAS
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trovadorismo/trovadorismo.php acesso em 16 Maio 2012
http://letras.terra.com.br/seu-jorge/1089752/ acesso em 16 Maio 2012
As cantigas trovadorescas registravam naquela época manifestações sentimentais do homem medieval, como amor e saudade, nas cantigas líricas e críticas nas cantigas satíricas. Nota-se a utilização desses recursos em composições contemporâneas, fato extremamente interessante, pois, penso que dessa maneira o aprendizado e entendimento é mais fácil e o ensino desse período para os nossos futuros alunos, com esse contexto, será mais prazeroso e eficaz. Juliana Camolez
ResponderExcluirExcelente plano de aula sobre o Trovadorismo. Por ser uma escola voltada para grandes novelas de cavalaria, influenciam e muito no despertar do interesse dos alunos para conhecer um pouco mais de Literatura. Boas cantigas trovadorescas foram citadas, o que podem falicitar no ensino dessa escola. Miguel Arcanjo Magela Ribeiro
ResponderExcluirObservando este plano de aula, notamos que fica claro que ainda podemos encontrar marcas dos textos trovadorescos em composições atuais, mostrando que a influência dessa escola literária ainda permanece viva em nossa sociedade.
ResponderExcluirAMANDA SOUZA DE MORAES
Bom plano de aula sobre o Trovadorismo.Podemos encontrar marcas dos textos trovadorescos em composições atuais. A boa música nunca morre assim como os clássicos; o lirismo não acaba no coração dos românticos, apenas se transforma!!!!!!!
ResponderExcluirjeane 3º semestre letras
Ficou muito bom o plano de aula, e concordo com a Amanda a Escola Trovadoresca é fácil contextualizar com a realidade atual. Cinthia.
ResponderExcluirAchei ótimo este plano de aula, sobre a Escola Trovadoresca com informações fáceis de compreender, muito bem explicadas.
ResponderExcluirEliane Ferreira Oliveira
Considerado um dos mais belos romances da nossa literatura, em Iracema Jose de Alencar construiu uma alegoria perfeita do processo de colonização do Brasil, e da America pelo invasores portugueses e europeus em geral. O autor demonstra já a partir do titulo, um evidente trabalho de construção de linguagem de um estilo que possam melhor ser compreendido pelo autor, e que também o faça entender melhor o contexto em que o livro foi escrito trazendo com clareza sua finalidade.
ResponderExcluirAna Paula Portilho 3º Sem RA: 2407349047
As manifestações literárias são de grande importância dentro do contexto histórico, no do trovadorismo as canções medievais trazem bastaste semelhanças em relação as atuais.o trabalho publicado no blog pelos acadêmicos de Letras é importante para nossa melhor compreendimento do conteúdo e ajuda dos demais interessados.
ResponderExcluirGeorlania 3º semestre do curso de Letras